Front Office - Vitrine

Navegando pela sua vitrine ou Seu escritório. Chamamos isso de /Front office.

O front office é o que os clientes veem constantemente ao navegar na sua loja. É a interface, os produtos, as imagens, as descrições, todo o processo de compra, etc.

Como cliente, isso é tudo o que você verá de uma loja durante sua experiência de navegação e compra, do início ao fim.

Como proprietário de uma loja, você deve conhecer seu escritório como a palma da sua mão, não apenas porque você deve conhecer sua loja por dentro e por fora, mas também porque precisa entender o que seus clientes enfrentam, o número de páginas e cliques pelos quais eles passam durante uma sessão de compra típica, onde podem ficar presos e como ajudá-los, etc.

Desta maneira queremos desenvolver a sua loja o mais simples possível para você administrar bem todos os seus produto e por em cada prateleira por assim dizer produtos com aspecto desejável. 

 

  • Mesmo que você pense que poderá conhecer seu escritório ou a frente literal do seu site, é importante recebê-lo de vez em quando, como se fosse um visitante pela primeira vez. Navegue no seu site, compre um produto, entre em contato com o serviço ao cliente: você pode fazer algumas descobertas e ver algumas coisas que pode melhorar!

O tema padrão

A Cobrasi junto com sua equipe, trabalha em uma plataforma chamada PrestaShop e configuramos  tema padrão, que usa branco sobre fundo cinza claro ou simplesmente branco. Esse design simples é intencional, para ser adaptável a praticamente qualquer linha de negócios:  Ele foi projetado para facilitar a navegação, ergonômico, compatível com os padrões e adaptado a todos os tamanhos e dispositivos de tela. 

  Por isso que esse tema padrão ja será incluído no orçamento que a Cobrasi enviará para você.

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Observe que aqui estamos descrevendo o tema padrão com suas configurações e módulos padrão. A ativação de outros módulos ou, obviamente, o uso de outro tema, pode alterar drasticamente a experiência de compra. Por isso antes de criar a sua loja, é bom que escolha primeiro o tema caso não queira ficar com o tema padrão. A equipe de Design da Cobrasi terá prazer em desenvolver um tema para sua empresa a um custo.

Navegando na loja

Se seu cliente chegar à página inicial digitando os endereços da loja ou acessando uma sub-página por meio de um mecanismo de pesquisa, ele sempre terá muitas opções para navegar pelo catálogo.

O cabeçalho

O cabeçalho é uma barra fina de conteúdo, acessível em qualquer uma das páginas do front office.

Ele contém várias ferramentas e links essenciais, que se aplicam a toda a loja e são separados em duas partes.

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Um recipiente fino com:

    • Um link para a página de contato .
    • idioma (se houver mais de um idioma disponível). O cliente pode escolher o idioma em que a loja deve exibir textos.
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      • Os seletores de moeda (se mais de uma moeda estiver disponível). O cliente pode escolher a moeda na qual a loja deve exibir preços. Isso é ótimo para comparar preços com outras lojas internacionais.
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        • Um link para a página de inscrição . Quando o cliente está logado, ele exibe seu nome e sobrenome como um link para a conta do cliente.

          Depois de conectados, os clientes são levados para a página "Sua conta" e um link "Sair" é exibido.

        • Carrinho (0) . Um lembrete rápido do status atual do carrinho do cliente (por padrão, é "(0)" para vazio). Às vezes, os clientes selecionam itens enquanto navegam e os esquecem após algumas páginas. Portanto, é essencial dar a eles uma maneira de manter esses produtos em mente.

Um contêiner maior com:

  • O logotipo da loja . Um clique no logotipo leva o cliente de volta à página inicial, de qualquer lugar da loja. O logotipo padrão é "Clássico" (após o nome do tema padrão): este é um incentivo para você usar seu próprio logotipo, em vez de mantê-lo.
  • O menu . Por padrão, ele exibe a categoria "Cobrasi" e suas subcategorias quando você passa o mouse. Para atualizar o menu com suas próprias categorias, você deve configurar o módulo "Menu principal".
  • O mecanismo de pesquisa . Muitos clientes preferem procurar um item específico por meio do mecanismo de pesquisa, em vez de procurar categorias e categorias de produtos. Em algumas lojas on-line, essa é a única maneira de pesquisar o conteúdo do site para a maioria dos clientes. Este é o módulo "Barra de pesquisa".

O cabeçalho quase nunca muda durante toda a experiência de compra.

O carrinho

A parte essencial do cabeçalho é o carrinho. Por padrão, ele é dobrado para mostrar apenas o número de produtos que ele contém atualmente (se houver). O cliente pode clicar no texto para acessar o resumo do carrinho de compras, a partir do qual o processo de checkout pode ser iniciado.

Veja abaixo mais detalhado nas imagens a seguir.

Por Exemplo:

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  1. No topo acima Ligue, fica mais fácil para o seu cliente visualizar na hora o seu telefone. Assim ele se sente mais confiante em comprar por exemplo na cestabasic.com.
  2. Pode também escolher o seu idioma sem trocar o IP do seu pais, isso é bom para pessoas que mora no exterior e não fala a língua local.
  3. Seu cliente pode escolher a moeda local para pagamento ou se preferir poderá pagar em outra moeda.
  4. Ele pode visualizar o nome dele e editar o seu cadastro.
  5. Poderá acompanhar a quantidade de item que ja comprou em seu carrinho virtual.

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6. Temos o logo tipo da empresa colocado de forma a conciderá o menu principal. Nem muito grande nem pequeno demais para não tirar o fogo do menu principal.

7. A ideia do ícone CESTA BASICA seria quando o cliente clicar aparecer todos os outros menu.

8. Fornecedores é importante aparecer para que o seu cliente saibam que você não trabalha sozinho, tem um suporte os seus parceiros de serviço.

9. TODAS AS MARCAS - fornece ao seu cliente a ordem certa de compras pela marca preferida.

10. MONTE SUA CESTA - Aqui o seu cliente no exterior pode procurar produtos de acordo com o desejo do seu parente e amigos, assim evita de enviar uma cesta montada com produtos que não satisfaz. 

11 MENU DE PRODUTOS - Neste ícone mostra menu de produtos por categoria, uma ótima opção se um determinado produto compõe uma receita culinária ou no caso de produtos para festa etc. 

 

O rodapé

O rodapé começa com um contêiner curto que apresenta duas coisas:

  • Um formulário "Receba nossas últimas notícias e vendas especiais", para que o cliente assine sua newsletter. Os clientes podem se registrar diretamente na newsletter da sua loja usando este formulário. Posteriormente, o próprio boletim informativo é totalmente gerenciado por você; O sistema não lida com a transmissão de e-mails aos clientes. O módulo "Newsletter" permite gerar um arquivo .CSV de todos os clientes registrados e seus e-mails, e você deve poder importar esse arquivo CSV em qualquer sistema de e-mail. O formulário é tratado pelo módulo "Assinatura da Newsletter".

O rodapé fornece acesso a páginas que podem ser úteis para seus usuários.

  • O bloco "Produtos" contém:
    • Três links para listas de produtos:
      • Especiais . Todas as promoções atuais.
      • Novos produtos . Itens adicionados recentemente.
      • Mais vendidos . Itens mais populares.
  • O bloco "Nossa empresa" contém links para páginas informativas:
      • Entrega
      • Notícia legal
      • Termos e Condições de Uso
      • Sobre nós
      • pagamento seguro
      • Contate-Nos
      • Sitemap, que lista todas as páginas da sua loja.
      • Lojas
  • O bloco "Sua conta" contém links para as páginas principais do perfil do usuário (ou a página de autenticação). O título "Sua conta" também é um link para a conta do cliente.
    • Endereços . Um cliente pode adicionar vários endereços para diferentes opções de entrega.
    • Notas de crédito . Recebido quando um pedido foi cancelado. Os recibos de crédito podem ser usados ​​para qualquer pedido futuro.
    • Encomendas . Todos os pedidos passados ​​e atualmente em processamento.
    • Informações pessoais . Nome, sobrenome, endereço de e-mail, endereço residencial, número de telefone, data de nascimento: todas as informações necessárias sobre um cliente.
    • Vouchers . Todos os códigos de cupons que ainda não foram usados ​​(se houver).
  • O bloco "Armazenar informações" contém o endereço, número de telefone e endereço de e-mail da sua empresa.

Observe que todo esse conteúdo pode ser alterado pelo proprietário da loja no back office, por meio de configurações de preferências ou da configuração do módulo.

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A coluna da esquerda

A coluna esquerda do tema padrão aparece apenas em uma página de categoria, quando ativada no back office. Serve principalmente como um espaço reservado útil para navegação e ferramentas.

Bloco de categorias

Uma categoria é uma maneira hierárquica de classificar itens: pode conter qualquer número de subcategorias, tornando possível navegar facilmente das listagens de categorias mais gerais para os produtos mais específicos, seguindo um caminho lógico.

A loja pode ter quantas categorias e subcategorias, conforme necessário, com um número infinito de produtos em um determinado nível de categoria. Todas as categorias são na verdade subcategorias da categoria raiz, "Página inicial".

Navegação facetada

A navegação facetada exibe um bloco com diferentes critérios disponíveis para filtrar os produtos, principalmente atributos, recursos e faixas de preço. É muito útil para ajudar os clientes a encontrar facilmente um produto.

A seção central

É aqui que a mágica acontece. A seção central muda constantemente em resposta às opções do cliente.

A página da Frente

A página inicial padrão oferece ao cliente uma ampla visão geral da loja e suas possibilidades. Um controle deslizante de imagem serve como uma introdução à loja, com três imagens alternadas.

O controle deslizante é seguido por uma lista de "Produtos populares" que destaca os produtos dependendo da sua popularidade.

A maioria dos internautas experientes visitará uma loja por meio de um mecanismo de pesquisa, chegando diretamente a um produto ou categoria. Poucos tropeçam na página inicial, e é por isso que ela deve ser adaptada aos novos usuários.

Páginas de listagem de produtos

Categorias, tags, marcas, fornecedores, pesquisa, página de promoções, página de mais vendidos ou página de novos produtos: A loja que será desenvolvida para nossa equipe possui muitos caminhos para um produto, mas no final, os clientes recebem uma lista familiar de produtos, dentro do contexto escolhido.

Apesar do conteúdo diferente, esses designs de listagem são muito semelhantes, a fim de mantê-lo familiar mesmo para os novatos. Todos eles exibem uma lista de produtos em causa organizados em uma grade, com:

  • Uma miniatura,
  • Sinalizadores de desconto ou estado no lado superior esquerdo,
  • Nome do Produto
  • Preço do produto

Essa exibição de lista permite que o cliente veja rapidamente as principais informações dos produtos quando já sabe tudo o que precisa sobre um produto, permitindo um processo de decisão mais rápido.

Passar o mouse sobre o produto aciona uma animação rápida, exibindo as diferentes combinações e um link "Visualização rápida". Ao clicar no link "Visualização rápida", uma janela pop-up é aberta com as principais informações do produto e o botão "Adicionar ao carrinho".

Cabeçalho da categoria: imagem e mapa de imagens

As categorias podem apresentar uma imagem de cabeçalho com uma mensagem introdutória, conforme definido pelo proprietário da loja.

Classificação de produtos

A listagem de produtos por categoria ou marca pode ser ainda mais classificada por preço (baixo a alto ou alto a baixo), nome (A a Z ou Z a A) ou relevância.

Página do produto

É aqui que todas as informações inseridas pelo proprietário da loja estão disponíveis para o usuário. Dependendo do design do tema, uma página do produto pode ser muito completa, com informações abrangentes ou simplesmente apresentar os fatos mais essenciais. O tema padrão é típico, pois seu recurso mais destacado são as imagens do produto, com uma ferramenta abaixo que permite aos clientes visualizar as várias imagens disponíveis.

Ao lado das imagens existem dois blocos:

  • Um bloco "resumo", apresentando os principais fatos do produto atual.
  • O bloco "Adicionar ao carrinho", com a opção de escolher entre as combinações disponíveis (conforme definidas pelo proprietário da loja) e a quantidade a ser solicitada.

Abaixo do bloco do carrinho, você encontrará um bloco de garantia, para informar seus clientes sobre os vários benefícios de comprar em sua loja ou para ser mais transparente com suas políticas de pagamento e entrega.

Na parte inferior da página do produto, há uma seção da guia. Os mais comuns são:

  • Descrição . Isso fornece a descrição completa do produto, conforme inserido pelo proprietário da loja.
  • Detalhes do produto . Essa guia aparece apenas se o proprietário da loja tiver inserido dados na folha "Recursos" do produto.  Isso fornece todos os recursos detalhados que foram inseridos no banco de dados. O conteúdo desta guia é muito pouco escrito: esses são apenas fatos brutos, longe da descrição do produto.

A página do carrinho

Clicar no link "Carrinho: produtos XX" no cabeçalho leva o cliente à página de resumo do carrinho de compras, que é a primeira etapa do processo do pedido, antes de entrar na página de checkout. Ele resume o carrinho e mostra novamente o bloco de segurança. É aqui que o cliente garante que o pedido contenha apenas os produtos desejados, nem mais nem menos.

Ao clicar no botão "Checkout", o usuário é redirecionado para o checkout de uma página, dividido em 4 seções:

  1. Informação pessoal . Onde o cliente não logado é solicitado a fazer login ou criar uma conta. Esta etapa será ignorada se o cliente já estiver conectado. No entanto, ainda estará disponível se o cliente desejar fazer login com outra conta.
  2. Endereços . Onde o cliente recebe seus endereços registrados atualmente no grafico da propria loja ou  precisa escolher o local em que a entrega deve ser feita.
  3. Método de envio . Onde o cliente escolheu as opções de envio.
  4. Pagamento . Onde o cliente recebe o preço final do pedido (agora incluindo o preço do frete) e é solicitado a escolher um método de pagamento.

O cliente pode voltar para qualquer etapa anterior clicando em seu título.

A página de checkout foi removida voluntariamente de qualquer distração, como a coluna da esquerda, o rodapé e outros links que podem afastar o cliente da compra. Ainda é possível sair do processo de checkout clicando no logotipo da loja no cabeçalho.

Criando uma conta de cliente

Por ser uma das principais fontes de clientes perdidos para lojas on-line, o sistema torna mais simples e direta a criação de uma conta de cliente.

Ao clicar no link "Fazer login" no cabeçalho, o visitante é levado para a página de autenticação, onde ele pode entrar. Se ele precisar criar uma nova conta, o link "Nenhuma conta? Crie uma aqui" será redirecionado para o formulário de criação da conta.

Existem duas partes no formulário de criação da conta:

  • Informações pessoais . Lá, o cliente deve preencher tudo o que pode identificá-lo exclusivamente: nome, sobrenome, email, senha e data de nascimento.
  • Assinaturas . O cliente pode optar por assinar sua newsletter e receber ou não ofertas de seu parceiro. Certifique-se de exibir esses campos apenas se você realmente enviar esse tipo de conteúdo.

Depois de registrado, o cliente é redirecionado para a página "Sua conta", onde muitas opções podem ser acessadas: histórico de pedidos, recibos de crédito, comprovantes e acesso às informações inseridas anteriormente.

Entre os links disponíveis está "Adicionar primeiro endereço". Este será o endereço padrão para este cliente - pode haver muito mais.

Se o cliente tiver apenas um endereço registrado, ele será usado como endereço de entrega e de cobrança. Durante o processo do pedido, o cliente pode optar por usar um endereço diferente para o endereço de cobrança e criar esse novo endereço rapidamente.

Compra de um produto

Todo o processo de compra de um produto em um site deste sistema pode seguir caminhos diferentes, mas todos chegam à mesma conclusão, que no jargão do comércio eletrônico é chamada de "funil de conversão": a partir do momento em que o carrinho é preenchido e o cliente começa a no check-out, ele ou ela deve progredir em várias telas de validação até que o pedido seja validado e possa ser processado.

 

Esse processo começa quando o cliente clica no botão "Checkout" do resumo do carrinho e segue sempre a mesma sequência de telas:

  1. (se o visitante não estiver conectado)  A tela de autenticação, na qual o visitante pode ir para a página de criação da conta ou fazer login.
  2. A página de endereço de entrega. Se a conta de usuário não tiver um endereço registrado, o cliente será levado diretamente para o formulário de criação de endereço.

    Dois endereços são necessários para um pedido:

    • O endereço de entrega, para onde o pedido deve ser enviado.
    • O endereço de cobrança, que deve estar associado ao método de pagamento.

    Se o cliente precisar cobrar o pedido em um endereço que não seja o de entrega, ele poderá clicar no link "Endereço de cobrança diferente do endereço de entrega" e selecionar um endereço entre os registrados no momento ou criar um novo.

    Se um endereço estiver errado, o cliente poderá usar o link "Editar" para corrigi-lo.

  3. A página de remessa.
    É aqui que o cliente pode escolher entre diferentes opções relacionadas a remessa e embalagem:
    • Dependendo do que a loja pode oferecer, o cliente poderá escolher embalagens recicladas e papel de embrulho (com uma nota de presente opcional)
    • O cliente DEVE escolher uma transportadora para alcançar a próxima etapa.
  4. A página de pagamento.
    O cliente pode escolher várias opções de pagamento, dependendo da configuração do dono da loja. O cliente clica no método escolhido e, dependendo do método, é enviado para o manipulador de terceiros escolhido ou continua para uma das páginas da plataforma, onde ele pode inserir os detalhes necessários, como uma validação antes de exibir cheque ou banco. informações sobre cabos.

    O cheque e a transferência bancária são instalados por padrão, mas o mas a plataforma do sistema dos modulos de trabalho da Cobrasi facilita o pagamento através do PayPal, Hipay ou de qualquer outro fornecedor externo. Veja os módulos disponíveis no back office da Base de Conhecimento no site clientes.cobrasi.com.br.

    O cliente precisa concordar com os termos de serviço da loja antes de concluir a compra e validar o pedido. Isso é feito clicando no botão "Encomenda com obrigação de pagamento".

  5. Depois que o cliente tiver validado tudo, a página de resumo será exibida.
    Começa com "Seu pedido está confirmado". Dependendo do método de pagamento escolhido, algumas informações finais devem ser fornecidas ao cliente, juntamente com uma notificação de que um email de confirmação foi enviado e um link para a página de suporte ao cliente. 
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